terça-feira, 19 de maio de 2015

A cafeteira italiana

crédito: Cofebral

Talvez você já tenha visto esse objeto em algum filme, série, visto em algum lugar, escutado alguém falar sobre ela ou até mesmo nem saber do que se trata. Mas é certo que você vai ficar




Existem diversos tipos de cafeteiras, sendo que  a principal diferenciação entre elas é entre as elétricas e as manuais. Hoje em dia já existem muitas outras, e a cada dia as cafeteiras de capsulas vem crescendo em venda e popularidade, mas por ter um valor caro, tanto para um simples consumidor ocasional na loja quanto para quem compra a maquina.

A cafeteria moka ou simplesmente cafeteira italiana, é uma espécie de bule, onde o  café é feito por meio do vapor d’água, que é fervida na parte de baixo,  ela foi criada por Luigi De Ponti. No entanto ela foi produzida por Affonso Bialetti em 1933. Existem vários modelos e tamanhos da cafeteira, ela pode preparar de 1 até 18 xícaras de 50 ml, em um único preparo.
Adicionar legenda


Uma das grandes vantagens da moka é o fato de ela não usar eletricidade e você pode preparar o café onde quiser, só o que precisa ter é água, fogo e café e então voilá! O modelo original da moka é em alumínio em um formato octogonal com uma alça, hoje em dia a versão feita de inox tem se tornado bastante popular. Mas um clássico, é um clássico.

O blog Mexido com ideias, fez um vídeo com a barista Cecília Sanada em que eles ensinam como se usar a cafeteira moka e em seguida está um passo a passo de como usar para quem não conseguir assistir ao vídeo. Então é isso. Vocês vão adorar.





1) A qualidade da água: Utilizar de preferência água mineral. Águas com calcário modificam o gosto do café. Não usar água já quente para diminuir o tempo de saída. A água deve aquecer gradualmente.


2) A dose certa: Deitar água no recipiente de aquecimento sem superar o nível da válvula e encher completamente o filtro de café evitando pressioná-lo.


3) No fogão: A chama deve ser baixa. Quanto mais lenta for a ebuliçao, melhor será o café e não se arrisca a queimar a pega que, aconselhamos a trocar regularmente. Levante a tampa da cafeteira para evitar que o vapor de água caia, alterando o gosto do café. Quando estiver pronto, retire a cafeteira do lume, evitando absolutamente que ferva.


4) Antes de saborear o café: Antes de servir o café, mexa o café com uma colher na cafeteira para uniformizar a densidade. Beba-o logo que esteja pronto para saborear ao máximo aroma e sabor.


5) A manutenção: Limpe com cuidado a cafeteira todas as vezes que fizer o café; não use em caso algum sabão ou detergente, mas sim água quente. Limpe o filtro com muito cuidado para não deixar resíduos. Se uma cafeteira é nova ou não é utilizada por muito tempo, faça dois ou três cafés com pouco pó antes de a utilizar normalmente. Depois da abertura, verter o pó de café para um recipiente com fecho hermético e conserve-o no frigorífico (geladeira), para que o aroma não seja alterado.

12 comentários:

  1. legal, pena que é dificil achar dela vendendo

    ResponderExcluir
  2. Interressante....acho estiloso.

    ResponderExcluir
  3. Um clássico sempre será um clássico ;)

    ResponderExcluir
  4. Bah, eu sempre vejo este tipo de cafeteira, não tinha ideia que era italiana. O.o

    ResponderExcluir
  5. Fascinante, nunca soube como isso funcionava.... Interessante :)

    ResponderExcluir
  6. Já vi muitas vezes essa cafeteira e não tinha me ligado que ela era tão específica no preparo do café. Aparentemente tão simples e a ideal no preparo do nosso elixir diário

    ResponderExcluir
  7. Nossa, achei que era bem simples haha, adorei.

    ResponderExcluir
  8. Tenho duas dessa cafeteira e o café realmente fica muito melhor que no modo tradicional, alem de ser mais pratico. O foda e que VC fica c a tampa aberta pra ver o café subir e espirra em VC e queima. DOI mto :(

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho essa cafeteira! Só não consigo fazer um bom café nela...

    ResponderExcluir
  10. Nao importa o país, café é café s2

    ResponderExcluir