terça-feira, 21 de abril de 2015

O café da vovó

Crédito: Veja São Paulo

Fazer um bom café nem sempre é fácil; saber dosar a água e o pó pode ser um pouco mais complicado do que parece e para algumas pessoas, pode ser um grande desafio. Existe várias maneiras de se fazer café, usando uma cafeteira elétrica ou de maneira mais artesanal. 


No entanto, das duas maneiras é importante saber exatamente o que está fazendo para conseguir o melhor resultado possível com o seu café. Nesse post vamos falar um pouco sobre o modo artesanal – se possível dizer – de fazer café. O sabor do café pode mudar de acordo com o grão utilizado – como já falamos aqui – ou então com a forma de feitura e da mesma forma o nível de dificuldade pode variar. (veja aqui)

Se você um dia perguntar para sua avó como ela fazia café ela com toda certeza vai te dizer que era no coador. A utilização é bem fácil, e talvez por não exigir muitos detalhes acaba sendo mais tranquilo para quem nunca fez café antes. Hoje em dia não é tão utilizado quanto antes, graças a cafeteiras elétricas e maquinas de expresso, muito usadas hoje em dia.

Para quem não sabe ou nunca usou um, o coador é um “pano” que é posto em cima de uma xícara, bule ou chalera enquanto a água passa pelo pó. Uma dica é quanto mais a água ferver, mais amargo o café será, então se você não gosta de café muito margo é bom tomar cuidado com a fervura.

Crédito: Socorro na cozinha
Uma outra opção para que não gosta da ideia de usar o coador de pano é comprar o feito com papel, mas se preferir usar essa forma, é importante que também escolha um porta-filtro do tamanho do papel de coagem que você escolheu. Cada papel desses deve ser jogado fora depois de usado.

Ficou curioso pra tentar? Então lá vai uma dica, para medir a quantidade de café que você quer use uma colher de sopa, depois para cada litro de aguá que você utilizar, use de cinco a seis colheres de pó de café. E por ultimo, é super importante que caso utilize o pano para coar o café, você o higienize com água fervente para poder matar os micróbios que possam ter e se for usar pela primeira vez faça uma infusão de água quente e café.

Depois de todas essas dicas, um cafézinho a lá vovó, cairia bem não?

Conta aí nos comentários: Você já tomou café de coador ou fez algum dia?


15 comentários:

  1. Dizem as lendas que os coadores eram as calcinhas da vovó...
    Pensem nisso enquanto aproveitam o café

    ResponderExcluir
  2. Hm... Já até sinto o cheirinho.
    Nada melhor do que café de vó, sempre acompanhado de um ótimo bolinho.

    Amei a postagem.

    E posso acrescentar que fazer café é uma arte.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, café feito no coador de pano é muito melhor do que esses de maquina, principalmente quando vc compra os grãos de café, torra eles vc mesmo, bota uma pitada de sal e moê em casa, fica uma delicia...

    ResponderExcluir
  4. Este blog realmente traz informações e curiosidades interessantes... gostaria de sugerir umas publicações sobre a parte histórica, como era a cerimônia do café inglês, antes de se tornar a cerimônia do chá, como o café foi importante para a economia brasileira e etc... coisas historicas kkkkkkkk

    ResponderExcluir

  5. Já tomei bastante cafés no coador. Por de cidade do interior, lá quase tudo é feito de forma artesanal. O café é uma forma a parte. Minha vovó, sempre fazia de forma artesanal no fogão a lenha, modesta a parte era o melhor... Sinto falta desse maravilho café "caseiro". As cafeteiras eletrônicas estão extinguindo a forma clássica de se fazer um bom café. O melhor café é feito de forma artesanal....

    ResponderExcluir
  6. Costumo fazer café em coadores de papel, e jamais consegui atingir a mesmo tom/aroma/sabor em dois cafés feitos em momentos distintos. Aliás, a minha coleção de fracassos "cafeínicos" e imensamente superior à de acertos.

    ResponderExcluir
  7. Nunca sou boa fazendo café, mas adoro tomar. Eu acho incrível que o café do jornal é melhor que o café do meu pai... Não conte para ele, por favor. Hahahha

    ResponderExcluir
  8. Essa maneira é mais facil,usando o coador, tambem o prazer de fazer um bom café.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, café de coadorrr, que saudades!! Minha mãe costumava fazer, até trocar para o descartável. Não sou especialista pra saber se era melhor ou não, mas sinto falta do coador, era tão mais legal rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Café coado ainda é o melhor.
    Nenhuma máquina, nem nespresso, supera. Tenho uma aqui em caso, mas só uso no caso da praticidade. Prefiro o que ficar ao longo do dia na garrafa térmica e que passou por todos esses procedimentos para ser coado e acabar na minha caneca de Game Of Thrones.

    ResponderExcluir
  11. Nada de cafeteira... assim é bem melhor! Eu acho que até o gosto muda!

    ResponderExcluir
  12. Parece melhor que o feito em maquina

    ResponderExcluir
  13. Muito melhor que esses expressos e cafés cheios de coisa, um cafezinho simples é sempre perfeito

    ResponderExcluir
  14. Usei coador de pano por muito tempo. Atualmente uso filtros de papel. Gosto muito de ambos os modos.

    ResponderExcluir