quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Pronto-para-beber, uma nova forma de experimentar café


                                                                                                                                Crédito: Google


No Brasil, o mercado de cafés pronto pra beber ainda é pouco conhecido e consumido. Se comparado com países como o Japão e a Coreia do Sul, onde esse tipo de produto já é consolidado e facilmente encontrado em mercados e máquinas de conveniência, aqui beber café em lata ou garrafa pode parecer um absurdo para muita gente.

​O setor de cafés-pronto-pra-beber tem crescido de forma impressionante, principalmente na Europa e Estados Unidos. Cada vez mais marcas internacionais como Starbucks, Dr. Pepper, McDonalds, Nescafé, Dunkin
Donuts e outras mais vem se interessado por esse segmento em emergência. Mais suave que outras bebidas com café, o café pronto-pra-beber encontra um público perfeito entre os jovens e crianças, podendo ser usado como uma forma introduzir aos poucos essas pessoas dentro do universo do café. 

Em 2011, a 3 Corações, uma das marcas nacionais mais populares, decidiu criar sua própria linha, a #PRONTO. Diferentemente de marcas como Cold Brew Café e OKF, por exemplo, que possuem diversos sabores de cafés pronto para beber, a 3 Corações decidiu focar somente no cappuccino nos sabores clássico, chocolate e light.

De acordo com relatório liberado pelo Euromonitor, o "mercado" de cafés-pronto-para-beber deve crescer 7,5%, gerando aproximadamente 3.1 bilhões de dólares até 2022, um aumento superior do previsto para outras bebidas vendidas em garrafas, como bebidas energéticas e até mesmo água.

A praticidade que esse tipo de produto oferece às pessoas é muito grande, você só precisa abrir a lata e beber o café, não importa se você está no metrô, no carro ou na sala de aula, uma dica é beber ele de preferência frio.

Uma das principais diferenças entre pronto é com a textura, mais fino e um pouco mais doce, algo entre um achocolatado e um café de coador (se isso fizer sentido). Para quem não está acostumado pode ser bastante estranho em um primeiro momento. Mas a verdade é que não dá pra comparar com outro tipo de café, já que são “produtos” diferentes com sabores e experiências próprias.

Um dos possíveis motivos para o mercado de cafés prontos não ter dado certo no Brasil até o momento, pode ser devido ao conservadorismo do brasileiro em relação ao ato de desfrutar de uma xícara de café. E costumes são difíceis de serem mudados, ainda mais quando se trata de algo tão cultural para o brasileiro quanto sentar e desfrutar calmamente de um cafezinho.


Café pronto pra beber não é tão fácil de encontrar nos supermercados o que acaba dificultando a popularização do produto e não dê para tomar com muita frequência. Mas pra quem ficou curioso, um bom lugar para encontrar um desses cafés é no site Kombini, outra opção é procurar em mercadinhos e lojas de produtos orientais.

Para quem gosta de café essa é mais uma forma de experimentar aquilo que gosta. Toda experiência é única e cada xícara, cada gole de café é sempre uma experiência diferente. Novas formas, novas embalagens e o nosso sempre amado café. Então fica a dica, pra quem ficou curioso e quer provar mais esse tipo de café, ele sem dúvida vale a experiência e se acabar não gostando.. é só passar pra próxima.


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