Starbucks Centro. Créditos: Arquivo |
Com um design intimista e cômodo, a Starbucks faz cada vez mais sucesso entre os cariocas e principalmente entre os jovens.
Seattle
é considerada uma das dez cidades do mundo que mais consomem café, portanto não
é surpresa nenhuma que em 1971, a cidade fosse palco da criação da Starbucks,
uma das maiores e mais lucrativas redes de cafeteria do mundo. Atualmente a
rede possui mais de 19.000 lojas distribuídas em 50 países e nos
cinco continentes e a cada ano o número cresce, ganhando cada vez mais o gosto
exigente de quem gosta de café.
No
final de 2006 a Starbucks finalmente desembarcou em terras tupiniquins,
primeiramente em São Paulo e pouco tempo depois no Rio de Janeiro. Depois de
quase dez anos, a rede começa aos poucos sair das capitais Rio-São Paulo, indo
para algumas cidades do interior como Jundiaí, Campinas, Sorocaba e Niterói.
Mas antes mesmo de chegar ao Brasil, a rede já era bem conhecida no país por
meio de filmes, videoclips, séries e desenhos. João Paulo dos Santos, gerente
da Starbucks de Botafogo, no Rio, comenta que antes de trabalhar na rede ele
não tinha conhecimento do que se tratava a loja.
Starbucks Botafogo. Crédito:Arquivo |
Uma
das características mais marcantes da Starbucks são os seus vendedores e o
tratamento diferencial que os clientes recebem. Em relação a isso, o João Paulo,
afirma que é feito um treinamento para que os atendentes se soltem e sejam mais descontraídos, e garantindo uma maior intimidade com os clientes.
“Tem
muito cliente que frequenta várias vezes a Starbucks, então perguntar como é
que foi o dia da pessoa, se ela está legal, se está gostando da bebida.
Geralmente a gente até sabe a bebida do cliente antes mesmo dele chegar na loja”
Esse
detalhe faz com que essa loja de 44 anos, seja uma das franquias mais
lucrativas do mundo. Uma das principais estratégias da empresa para conquistar
novos clientes e fidelizar os antigos é através de redes sociais e programas de
fidelidade. Com perfis locais, no Twitter (28,8 mil), Facebook (1,2 milhões) e
Instagram (38,3 mil), o Starbucks busca marcar presença e todos o meios
possíveis como forma de lembrar “Oi, estou aqui não se esquece!”
O café brasileiro
utilizado nas lojas nacionais da Starbucks faz parte de um blend, que
significa uma mistura de três regiões do país, São Paulo, Minas Gerais e
Espirito Santo. Existe também a venda de
cafés de diversos lugares do mundo e de diferentes níveis de cafeína, também
conhecido como torra. Segundo Alessandra, coordenadora da loja da Starbucks da Gonçalves Dias, no Centro, a procura desses cafés mais refinados é bastante
procurado nas lojas. .
Em relatório da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic),
o consumo per capita do Brasil aumentou de 4,87 para 4,89 kg/habitante/ano de
café torrado e moído, o equivalente a 81 litros/habitante/ano, de 2013 para
2014, sendo o Brasil é o sétimo país que mais consome café no mundo.
E sem
dúvida a Starbucks tem participação nisso, ao ajudar a criar uma cultura do
café, fazer novas amizades ou simplesmente relaxar.
Aprovo a Starbucks!Interressante saber desses detalhes.
ResponderExcluirHm... Café já é bom. Da Starbucks tem diferencial.
ResponderExcluirNada melhor do que ir lá depois de um dia de trabalho.
Adorei conhecer mais sobre a rede.
Beijos.
O lugar é bem agradável.
ResponderExcluirEu amooo, o texto está perfeito *-*
ResponderExcluirJá fui em um! O atendimento e o ambiente são demais!
ResponderExcluirJá fui em um! O atendimento e o ambiente são demais!
ResponderExcluirBem legal! Bom para entender também o modo como a empresa vê sua relação com o cliente.
ResponderExcluirPreciso conhecer
ResponderExcluirA Starbuck realmente é maravilhosa, contudo o preço.... não é para todos os dias kkkkkkkkk
ResponderExcluirNão sabia dos detalhes trazidos neste texto :)
Muito bom, parabéns.
Starbuck é caro, mas o ambiente é bom
ResponderExcluirEspero que se espalhe por todo país...parece ser um ótimo lugar...
ResponderExcluirAdoro Starbucks ♡♡♡♡♡
ResponderExcluirO ambiente do Starbucks é muito agradável, já agendei várias reuniões com clientes!!
ResponderExcluirAdotei como segundo escritório :}
Aqui em Santos tem uma boa qualidade.
ResponderExcluirGosto muito dos cafés servido no Starbucks, por mais que eu me perca no cardápio tão variado deles.
ResponderExcluirFui na Starbucks e não tinha dinheiro suficiente na hora de pagar, deixei minha alma lá...
ResponderExcluirotimo texto *-*
ResponderExcluirÉ caro mas é outro nível, curti bastante :)
ResponderExcluirE sem duvidas tenho orgulho em fazer parte dessa grande empresa ,de ser uma "partner "de conhecer melhor o café e sem duvidas trabalhar com público! Vale apena conferir
ResponderExcluirBrevemente estaremos com outra belíssima loja no centro da cidade do rio de janeiro.