terça-feira, 31 de março de 2015

Kopi Luwak o café mais caro do mundo




O Kopi Luwak é um dos três cafés mais caros do mundo, na verdade ele é considerado o mais caro de todos custando aproximadamente 1.200 dólares o quilo. Esse café tão caro – ao menos pra mim – é produzido na Indonésia  e nas Filipinas, onde ele é extraído das fezes de um pequeno animal conhecido como civeta.


O civeta seleciona os melhores grãos de café antes de ingeri-los, durante o processo as bactérias e enzimas do animal corroem a casca deixando somente a parte de dentro do grão que é lançado no excremento do animal. Esse processo delicado faz com que sejam produzidos no máximo 230 quilos por ano. De acordo com com o pesquisador italiano Massimo Marcone, o café Luwak tem um gosto menos ácido e amargo, ao contrário da maioria dos cafés produzidos no mundo e ainda possui um toque de chocolate e suco de uva.
Essa pesquisa permitiu que se conhecesse melhor o processo desse café e do civeta. No entanto, não se sabe exatamente quando que perceberam que os grãos do café encontrados nas fezes desse animal poderia ser comercializável, mas acredita-se que tenha sido há aproximadamente  200 anos quando os holandeses governavam as ilhas onde hoje é a Indonésia e Filipinas, como forma de não desperdiçar nenhum grão e ter uma maior lucratividade.



A maior questão envolvendo o Kopi Luwak não é o seu preço, mas as condições em que o civeta é mantido. Diversos grupos de ambientalistas como o Peta, vem criticando os produtores desse café de aprisionarem de forma degradante o animal, e pela forma como são alimentados de forma limitada e com pouco espaço para movimentação, causando problemas psicológicos e físicos.  É importante que os produtores encontrem uma forma de continuar fazendo um café que as pessoas gostam muito sem maltratar os animais.

E então, ficou com vontade de provar essa iguaria?




14 comentários:

  1. Ótimo texto, Liza!

    E acho que todo amante de café tem curiosidade de provar. Eu pelo menos tenho, independente do preço e das condições diferentes!

    Sucesso no blog, tá ficando cada vez melhor!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse é um jeito excêntrico de colher o café...

    ResponderExcluir
  3. Isso que é um café extremamente orgânico rsrs

    ResponderExcluir
  4. Não sou apaixonada pelo café, mas gosto bastante.
    Fiquei bem curiosa para saber o gosto, porém nao sei se teria coragem de tomar.

    ResponderExcluir
  5. Interessante. Como já foi dito, fica a curiosidade de provar ao menos uma vez.

    ResponderExcluir
  6. vou ficar na curiosidade mesmo, pelo preço shauhsu

    ResponderExcluir
  7. apenas pensando em quem foi a primeira pessoa a provar esse treco e porque fez isso

    ResponderExcluir
  8. Interessante....curioso saber de como é feito esse café.Nunca tinha ouvido falar.Só resta esperar o preço baixar e tratar os animais corretamente.

    ResponderExcluir
  9. Deve ser uma delícia. Quem sabe um dia? rsrs

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu tenho uma mente muito capitalista, só eu que iria fazer com que os bichos se reproduzissem mais para que eu conseguisse mais kgs por ano? O.o
    E não, eu não provaria, apesar de amar café... Eu tenho um limite de segurança. Hahahaha.

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar e achei um tanto quanto peculiar rs.

    ResponderExcluir
  12. A explicação de como este café é produzido serve como certificado de quê esta bebida é direcionada à pessoas com graves deficiências de raciocínio.

    ResponderExcluir