terça-feira, 7 de abril de 2015

O Café e o Sono



Pesquisando o próximo tema para escrever aqui no blog, um assunto que surgiu na pesquisa é um que interessa a um grupo grande de pessoas. Qual é o efeito da cafeína no nosso sono?




Durante a pesquisa encontrei um texto em que mostra uma forma "superfácil” – se você seguir – de potencializar o efeito da cafeina e com a ajuda do seu sono.

Segundo pesquisa de especialistas da National Sleep Foundation, afirma que o estilo de vida influencia diretamente nas horas de sono. Ainda nesse estudo do instituto americano, eles aconselham que o tempo médio adequado para o sono é entre 6 e 8 horas, e que menos ou mais que isso pode acabar prejudicando a saúde. Para tentar acabar com a sonolência que sentimos acabamos bebendo muito café, o que ajuda por um curto período de tempo. Algumas profissões como, médicos, professores, publicitários, engenheiros e jornalistas consomem uma enorme quantidade devido ao estresse e carga horária que possuem e é claro as poucas horas de descanso.


O sono é dividido em duas partes, o sono leve que também é conhecido como primeiro sono, e depois o torpor ou a letargia. Esse ultimo estágio só acontece quando nosso corpo está completamente relaxado, realizando a adenosina. E o mais legal de todo esse texto, que me abriu um mundo, foi que ao contrário do que muitos dizem, tomar café antes de dormir pode ajudar no seu sono, ao invés arruiná-lo. Abaixo segue os passos para que você possa seguir e melhorar seu sono e consequentemente sua vida. 



Segue:


  • Quando você se cansa ou faz esforço, a adenosina do seu corpo se conecta aos receptores de adenosina. Isso informa ao cérebro que você está cansado. Mas quando você toma cafeína, é ela quem se conecta ao receptor da adenosina. Daí, a sonolência desaparece. 




  • E o cochilo? Um cochilo breve (15 a 20 minutos) também “limpa” ou remove a adenosina naturalmente. Acontece que beber café também não tem efeito imediato, levando cerca de 20 minutos para que o processo ocorra. 




  • Beba um café e tire uma soneca. Ao mesmo tempo que sua soneca remove parte da adenosina naturalmente, a cafeína vai fazendo seu efeito. Quando você acordar, os receptores de adenosina, além de terem mais dificuldade de encontrá-la, vão se ligar à cafeína que você bebeu. Ou seja, a dose de café terá o dobro do efeito! 



Em um dos primeiros posts aqui do blog - Entre o Robusta e o Arábica - nós falamos sobre dois tipos de café aos quais você pode escolher para ajudar a melhorar o seu soninho. É importante deixar claro que essas dicas foram retiradas do Blog do Café. Você também pode curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades do blog.



Depois disso, o que acham de tomar um belo café e tirar uma soneca? Depois do almoço é tão bom.....

17 comentários:

  1. testarei essa dica :)

    ResponderExcluir
  2. So não pode exagerar em ficar tomando cafe pra ficar acordado porque pode dar insonia a noite rsrs

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante essa informação referente ao café e ao sono e como sou professor me interessou essa relação de que os professores se utilizam do café por conta do estresse, nunca parei para pensar por esse ângulo, além do mais saber que o café não tira o sono antes de dormir como muitos pensam e imaginam, assim como eu, é realmente interessante e também enriquecedor essa informação e até para difundir aos demais... obrigado por nos ajudar e nos fazer crescer culturalmente.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante que o café pode auxiliar no sono. Não imaginava

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Rojtenberg9 de abril de 2015 às 15:17

    Quem dera poder tirar um cochilo de quinze minutinhos entre a aula e o estágio. Hehe. Enquanto isso, levaremos a dica 1 para o resto da vida.

    ResponderExcluir
  6. Parece delicioso....vou passar pra minha secretária fazer

    ResponderExcluir
  7. Nossa, realmente não fazia ideia que café poderia auxiliar no sono O.o. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  8. Bem interessante. Sempre tive a visão superficial sobre o tema, mas aqui está explicado bem melhor.

    ResponderExcluir
  9. Adoreei
    Eu tinha um pensamento bem diferente...

    ResponderExcluir
  10. Geralmente as pessoas tem a visão bem superficial sobre isso é interessante um texto sobre o assunto

    ResponderExcluir
  11. Sempre achei isso estranho... Não é nada raro eu tomar uma ou duas xícaras de café às 20:00, e estar caindo de sono às 20:30.

    ResponderExcluir
  12. Vou fazer isso no jornal. =)
    Meu chefe não vai ler isso, vai?

    ResponderExcluir