terça-feira, 24 de março de 2015

Entre o Robusta e Arábica

Existem dois tipos principais de café: o robusta ou canephora e o arábica. Esses dois tipos correspondem por 30% e 70% respectivamente do mercado mundial de café. Também são cultivados outros tipos, como o liberica e o racemosa, mas nenhum deles possuem – ainda- o valor econômico que o robusta e arábica possuem, por isso a venda deles não chega a ser relevante.

De acordo com a Organização Mundial do Café (COI) o Brasil é atualmente o maior produtor mundial de café seguido pelo Vietnã, Colômbia, Indonésia e Etiópia. No Brasil o tipo blend é o mais vendido, ele se caracteriza por ser uma mistura dos tipos robusta e arábica, com isso o café se torna muito mais viável financeiramente por ser de baixo custo e de boa qualidade.


O tipo robusta é frequentemente encontrado cafés mais solúveis, já o arábica é mais usado em cafeterias por ser mais refinado e maleável na criação de bebidas. Mesmo tendo uma porcentagem de café menor do que o robusta (2,2%), o café arábica (1,2%) é mais popular pelo seu aroma levemente adocicado, com um sabor mais suave e acido, ele combina perfeitamente com um fim de tarde ou um encontro depois do almoço.

O preço desses dois tipos varia, o canephora é mais barato por ser uma planta “bruta” e não precisar de cuidado constante. A arábica possui um valor entre dois e quatro vezes mais que sua concorrente, sendo que os cafés 100% arábica podem custar até mais caro que isso, já que esse tipo de planta é mais delicada e rara o que faz precisar de cuidado constantemente.


Mas para aqueles que realmente amam café e apreciam sua qualidade e gosto, pagar um pouco mais caro as vezes não é problema, o que acham?

11 comentários:

  1. Amo tanto café que nem ligo de pagar mais caro mesmo. mas por falta de opção bebo qualquer.. só não dá é pra ficar sem!

    #viciada

    ResponderExcluir
  2. Ñ gosto de café, mas legal a informação. (joinha)

    ResponderExcluir
  3. Sempre bom aprender mais sobre café! Bom ver que tem para todos os gostos e bolsos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro café, não importa o valor... Nao pode é faltar essa delicia .

    ResponderExcluir
  5. pra quem achava que café é tdo igual... ta provado q nao é.

    ResponderExcluir
  6. post de utilidade pública

    ResponderExcluir
  7. Definitivamente, TUDO sobre café. Amo este blog.
    E não, não me importo de pagar mais caro por um bom café.

    ResponderExcluir
  8. Em Vitória-ES (minha terra natal), o jornal local apresenta a cotação do café diariamente, e nela há a especificação de cada tipo de café.

    ResponderExcluir